terça-feira, 17 de junho de 2008

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL*



A era da informática aproximou o mundo e, é um marco na evolução das comunicações e da interatividade, portanto, é uma ferramenta útil e necessária na educação, inclusive na educação especial. É uma ferramenta que viabiliza o acesso ao mundo global, letrado e sonoro. Um simples teclado adaptado permite a escrita de paralisados cerebrais que anteriormente tínhamos muita dificuldade de perceber seu nível de alfabetização. A tela sensível ao toque permite o uso da máquina beneficiando a interatividade de crianças com diferentes síndromes e o vasto mundo de possibilidades que programas educativos apontam favorecendo seu desenvolvimento. O viva-voz possibilita o entendimento de instruções de programas onde o usuário se torna protagonista de suas ações. O mouse adaptado dá oportunidade para pessoas com transtornos motores também se beneficiarem desta ferramenta. Muitos outros periféricos foram criados pensando exatamente em incluir o maior número de usuários, mesmo que com alguma deficiência.

A era da informática possibilita a informatização dos bancos e sistemas de dados da estrutura organizativa, facilita a pesquisa, possibilita a informação atualizada, mas tudo isso seria meramente um instrumento administrativo se não viesse junto, a grande evolução nos recursos facilitadores de uso, a criação de ambientes de trabalho com linguagens acessíveis, a diminuição do custo de aquisição do equipamento, aumentando o espectro de usuários e tornando imperativa a adesão, inclusive das escolas públicas, modernizando, atualizando e qualificando o processo ensino-aprendizagem.

Um dos focos da Educação Especial é buscar recursos que viabilizem o exercício da cidadania de sujeitos excluídos, salientando as possibilidades de cada um e de se tornar um ser na sociedade. Um ser que faz diferente ou que faz diferença.

Rejane Guariglia da Silva
Psicopedagoga
*Artigo publicado no Caderno de Reabilitação/Maio 2008

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