quinta-feira, 19 de junho de 2008

Bonecas da Turma da Clarinha

3/7/2007 - Walbert traz bonecas da Turma da Clarinha

A Walbert, expositora da Abrin, está produzindo a primeira boneca com características de Síndrome de Down para crianças. A “Turma da Clarinha”, baseada na personagem da novela Páginas da Vida, da Rede Globo, deve chegar às lojas ainda neste mês.“A idéia é promover a inclusão social, fazer com que todas as crianças possam crescer em contato com a diversidade humana, de maneira lúdica”, diz Audrey Bosio, que junto com a amiga Andréa Barbi criou o projeto há cerca de um ano e meio. Ambas tem filhas com Síndrome de Down e buscavam para elas bonecas com as quais pudessem se identificar.

“Durante um ano fizemos contato com mais de 20 fabricantes, ouvimos inúmeras negativas e comentários preconceituosos, até que no ano passado, a Walbert encampou o projeto e concordou em produzir um protótipo”, conta Andréa.Foram desenvolvidos bonecos de alta qualidade e de vários modelos. Além da própria Clarinha, baseada no personagem de Joana Mocarzel de mesmo nome, um casal de negros, um casal de loiros de olhos azuis e um casal de castanhos com olhos castanhos fazem parte da Turma. “A idéia é promover a inclusão no meio de todas as pessoas”, afirma Audrey. “A intenção ainda é ter uma segunda parte do projeto, que prevê o lançamento de novos personagens, com características diferenciadas”, finaliza.


A Rede Globo abriu mão de todos os direitos de royalties e a renda das vendas dos bonecos da Turma da Clarinha será revertida para o Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo.


A história Além da Walbert, Audrey e Andréa encontraram apoio do Instituto MetaSocial, ONG que realiza ações de inclusão social, entre elas a campanha Ser Diferente é Normal, tema da Escola de Samba carioca Império Serrano.



Nenhum comentário: