domingo, 20 de julho de 2008

Mal se deu a inauguração do Museu Iberê Camargo e toda a escola Elyseu Paglioli já foi conferir esta grande obra artística e arquitetônica. Agendamos visitas para diversos grupos e, assim divididos, tivemos uma experiência tranquila e contando com o auxíllio de guias super atenciosos. O Museu é lindo e os alunos adoraram os amplos espaços.


CURSOS UFRGS E CEDI

CURSO 1

GRUPO DE APROFUNDAMENTO EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA.

Data: 28 de julho de 2008 (2ª feira) das 13h30 às 17h30.
Local: Centro Vita - Travessa Azevedo, 294 - Porto Alegre - RS
Público alvo: profissionais que já tiveram formação e trabalham atualmente com a Tecnologia Assistiva / Comunicação Alternativa.
Coordenação: Rita Bersch
Mediadora: Nadia Browning - Terapeuta Ocupacional do Thames Valley Children's Centre - Ontário - Canadá
Investimento:
R$ 85,00 para inscrições realizadas até o dia 22 de julho de 2008.
R$ 100,00 para inscrições realizadas após o dia 22 de julho de 2008.
Vagas limitadas a 30 participantes.
Promoção: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil
Obs.: Será emitido certificado de participação pelo CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil


CURSO 2

A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E INCLUSÃO ESCOLAR - EXPERIÊNCIAS CANADENSES E BRASILEIRAS EM DEBATE - NOVAS TECNOLOGIAS

Data: 28 de julho de 2008 (2ª feira) das 18h00 as 21h00
Local: Auditório 101 / FACED / UFRGS - Porto Alegre - RS
Palestrantes: Nadia Browning - Terapeuta Ocupacional do Thames Valley Children's Centre - Ontário - Canadá e Rita Bersch - Fisioterapeuta e diretora do CEDI; mestranda do PGDesign - UFRGS; membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República)
Investimento: CURSO GRATUITO - vagas limitadas
Promoção: UFRGS • PPGEdu / PPGIE Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação / PGDesign
Obs.: Não será emitido certificado de participação.

CURSO 3

TECNOLOGIA ASSISTIVA: COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) E ACESSO AO COMPUTADOR

Palestrante: Nadia Browning - Terapeuta Ocupacional do Thames Valley Children's Centre - Ontário - CanadáObjetivo: Divulgar e promover estratégias e recursos para ampliar as possibilidades de aprendizado de pessoas com deficiência.
Data: 3ª feira - 29/07/2008 - das 8h30min às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Local: Anfiteatro 200 da Escola de Engenharia da UFRGS - Prédio Novo - Av. Oswaldo Aranha, 99 - 2º andar - Porto Alegre - RS.
Público alvo: Professores, terapeutas, engenheiros, designers, acadêmicos, usuários de tecnologia assistiva e seus familiares, e comunidade em geral.

Programa:
O que é Tecnologia Assistiva - Conceito geral, classificação e organização de serviços.
O que é CAA?
Quem faz uso da CAA - Objetivos de intervenção?
Considerações importantes na organização do trabalho.
Avaliação do aluno.
Como projetar um recurso de CAA?
Como iniciar um trabalho com CAA?
Tipos de recursos (alta e baixa tecnologia).
CAA na escola.
Recursos de acessibilidade ao computador. Avaliação e considerações importantes na seleção do recurso apropriado.
Demonstração vídeos com discussão de casos.
Investimento:
R$ 80,00 para inscrições realizadas até o dia 22 de julho de 2008.
R$ 95,00 para inscrições realizadas após o dia 22 de julho de 2008.
R$ 50,00 para alunos e professores da UFRGS.
Vagas limitadas.

Promoção: UFRGS • PPGEdu / PPGIE Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação / PGDesign

Obs.: Certificado de Participação emitido pela UFRGS - Atividade de Extensão de 8 horas. Os inscritos deste curso deverão preencher no formulário de inscrição abaixo os campos "RG", "CPF" e "Filiação / nome da mãe":

INFORMAÇÃO: TODOS OS CURSOS SERÃO MINISTRADOS EM PORTUGUÊS.


Inscrições on line no endereço abaixo:

http://www.cedionline.com.br/cursos.html

Olimpiada do Conhecimento/SENAI

Informamos que a UNEPE - Unidade de Negócios em Projetos Especiais,está operacionalizando as ações que irão acontecer no espaço reservado da "Mostra do Programa SENAI de Ações Inclusivas " na Olimpíada do Conhecimento que acontecerá no Centro de Eventos FIERGS no período de 24 a 27 de julho de 2008 , no horário das 9h às 17h.
Na Mostra PSAI serão apresentados projetos e trabalhos dos DR's, que estão sendo coordenados pela Interlocutora Nacional do PSAI-DN. Os projetos definidos para representar o DR-RS, foram:
* Cadeira de Rodas - Móbile Eletronic Moviment: criada pelos alunos do Centro Tecnológico de Mecatrônica SENAI, para ajudar na locomação da pessoa com deficiência física em locais de difícil acesso com intuito de garantir a acessibilidade;
* Cadeira de Rodas "OFF ROAD": que possibilita aos cadeirantes desfrutar das emoções do ecoturismo, criado pelos docentes da EEPSENAI Automotivo de Porto Alegre, em parceria com a ONG CAMINHADORES de Porto Alegre;
* Adaptador de Comandos Inferiores em Motocicletas: dispositivo adaptado que permite a pessoa com deficiência física dirigir motocicleta, criado pelos alunos do Curso Técnico em Automobilística da EEP SENAI Automotivo de Porto Alegre;
* LIBRA LEARNING: criado pelos alunos do CentroTecnológico de Mecatrônica SENAI, para auxiliar na alfabetização de crianças com deficiência auditiva/surda da Escola Helen Keller de Caxias do Sul-RS.
Com intuito de demonstrar o potencial competitivo dos alunos com deficiência serão apresentadas as seguintes oficinas:
- Panificação: atividades desenvolvidas pelos alunos com deficiência intelectual na Área de Panificação da EEP SENAI Viscondede Mauá;
- Pátina: técnica de Pintura em Pátina desenvolvida pelos alunos com deficiência física do CEP SENAI Gustavo Copé. Será desenvolvido um mini curso, com inscrições antecipadas;
-Informática: atividades desenvolvidas pelos alunos com deficiência visual/cego do CEP SENAI Antônio Jacob Renner, utilizando o software Virtual Vision;
- Desing Gráfico: atividades desenvolvidas pelos alunos com deficiência auditiva/surdo na Área do Desing Gráfico do CEP SENAI deArtes Gráfica Henrique D'Avila Bertaso;
- Módulo Didático de Fresagem CNC: atividades desenvolvidas pelo Instrutor com deficiência física do CEP SENAI Lindolfo Collor da ÁreaMetal mecânica, utilizando o software de simulação desenvolvido pelo NIED/SENAI-RS e a Fresadora CNC desenvolvida pelos alunos no Centro Tecnológico de Mecatrônica SENAI.
Para divulgamos as Ações Inclusivas do SENAI-RS, solicitamos que as Unidades Operacionais encaminhem o convite, de preferência pessoalmente, para as instituições parceiras do Programa PNE, bem como para outros parceiros que julgarem importante participarem da Olimpíada do Conhecimento 2008. Também contamos com a habitual colaboração dos Interlocutores do PSAIn a divulgação dos convites junto à comunidade.
Atenciosamente:
Elizabete Noschang Técnica em Educação Interlocutora Regional do PSAIUNEPE - Unidade de Negócios em Projetos Especiais Departamento Regional do SENAI-RS
e-mail: mailto:enoschang%40senairs.org.br Fone: (51) 3347-8855Fax: (51) 3347-8813-

PARTICIPE

O primeiro dos cinco encontros do Ciclo de Debates Inclusão Escolar: Práticas e Teorias, promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre e o Fórum pela Inclusão Escolar, iniciou nesta segunda-feira (30/6). O evento também é promovido por representantes das escolas especiais do município, da Sala de Integração e Recursos (SIR) e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa). O ciclo encerra-se em novembro.

Os debates desta segunda-feira foram coordenados pela presidenta da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), que destacou que o MEC faz a critica a padronização da educação, porém tensiona com textos externos esta padronização de qualidade. Portanto, ressaltou ela, o Fórum de Inclusão escolheu a estratégia certa que é fazer o debate com todas as escolas, comuns e especiais, públicas e privadas, pois o desafio para a plena inclusão é mexer nas suas estruturas excludentes.

A professora Letícia Santetti, da SIR da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, explicou que a SIR é um serviço de apoio nas escolas municipais destinado a alunos com necessidades especiais de educação. Conforme ela, há 19 SIRs nas escolas do Município, que atendem 900 alunos. "A SIR desenvolve trabalho pedagógico complementar específico para que o aluno supere suas dificuldades." Letícia acrescentou que, além de trabalhar com os estudantes, o serviço busca estabelecer contatos com as famílias dos alunos.

Giovanna Westphallen, professora da Emef Chico Mendes, apresentou experiência profissional que realizou com um aluno do 2º ciclo escolar com dificuldades de aprendizagem. Disse que ao investigar as relações sociais e o relacionamento de Murilo (nome fictício do aluno) com a aprendizagem se surpreendeu positivamente. "Ele demonstrou ser social e participativo e a turma foi acolhedora ao colega diferente. Murilo não lia e quase não escrevia, mas era antenado no mundo, gostava de se desafiar, interpretava dados, opinava e contribuía." A partir de então, Giovanna decidiu trabalhar com as possibilidades do aluno e não em cima de suas deficiências. "O maior desafio está em modificar a nós mesmos", disse ela. Murilo, segundo a professora, conseguiu concluir os três ciclos de educação e hoje trabalha como padeiro.

Uma reflexão sobre a inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais foi apresentada pela professora Zélia Farenzena. Disse que entre os desafios está a diferença de ações e conceitos nas esferas federal, estaduais e municipais. Avaliou, porém, que houve avanço do movimento de inclusão. Em Porto Alegre, ela disse que, desde 1969, vê escolas vivas e alternativas educacionais, formação continuada, inclusão escolar e educação social, com currículo dinâmico e ação educativa com teorias contemporâneas. "Inclusão é um processo complexo que envolve o pensar sobre pessoas." Zelia finalizou sua apresentação defendendo uma escola baseada no conceito da Unesco.

Presentes no encontro escolas especiais municipais e estaduais, de ensino fundamental estaduais, de ensino infantil municipais, infantis particular, da Apae, estudantes, representantes da Educação Especial da Smed, escolas de ensino fundamental privadas e comunitárias, creches comunitárias e representantes da área da saúde.

Os próximos encontros serão:

27 de agosto - Desafios do processo de inclusão escolar: educação infantil e educação de jovens e adultos
17 de setembro - Desafios do processo de inclusão escolar: assessorias
22 de outubro - Desafios do processo de inclusão escolar: escolas especiais
12 de novembro - Inclusão escolar: debates e teorias

Fontes: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)/CMPA – Marta Resing/5405