terça-feira, 7 de outubro de 2008

Escolas recebem inscrições para Educação Infantil

Interessados em vagas em escolas municipais de Educação Infantil, que garantem atendimento a crianças com idade até cinco anos e 11 meses (completos até 28 fevereiro de 2009), devem providenciar inscrições a partir de hoje, 6, até o dia 22, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, na instituição desejada. Nas 24 escolas de Ensino Fundamental que oferecem Educação Infantil, a inscrição será das 8h às 17h30. Para inscrição, é preciso comprovante de residência, contra-cheque do pai e da mãe e certidão de nascimento do futuro aluno. A distribuição das vagas obedecerá aos seguintes critérios: crianças em situação de risco, baixa renda per capita familiar e proximidade entre residência do interessado na vaga e a escola desejada. Caso os responsáveis pela criança não tenham comprovante de renda, a escola fornecerá um modelo de declaração como autônomo.
A rede municipal de ensino possui 33 escolas de educação infantil e sete Jardins de Praça. A falta de documentação não impede a inscrição e matrícula. Caso a criança não tenha documentos, a família será orientada pela escola a procurar o Conselho Tutelar ou o Módulo de Assistência Social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para que sejam providenciados. Seleção - Uma comissão organizada em cada escola, composta por representantes dos diferentes segmentos (pais e representantes da comunidade), é responsável pela implementação e acompanhamento do processo de seleção dos candidatos.
Até 9 de dezembro, as escolas deverão ter divulgado a lista das crianças contempladas com as vagas suplentes e efetivado as matrículas. O ingresso nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino pode ocorrer em qualquer época do ano, respeitando o processo de inscrição e seleção. Conforme a coordenadora do Território de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fernanda Schumacher de Matos, um dos diferenciais do trabalho da rede municipal é a garantia de um atendimento que leva em consideração as individualidades, sem perder a relação com a comunidade e a participação da família. "Queremos ampliar as potencialidades da criança por meio do contato com as diferentes linguagens e expressões dos saberes na infância", afirma.
Mais informações pelo telefone (51) 3289-1816 , em horário comercial.PMPA03/10/2008
Foto: Divulgação / PMPA Tio Barnabé recebe inscrições de interessados em garantir vaga para o ano que vem.

EDUCAÇÃO Escola Tio Barnabé prepara inscrições para vagas A Escola Municipal de Educação Infantil Tio Barnabé, que atende filhos de funcionários da prefeitura, receberá inscrições de interessados em garantir vaga para o ano que vem. A diretora da escola, Cindi Sandri, ressalta que, para concorrer à vaga, a criança deverá ter de quatro meses a cinco anos e 11 meses completos até 28 de fevereiro de 2009. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 06 e 22, das 7h30 às 17h30.Servidores interessados em realizar a inscrição devem comparecer à instituição de ensino, inclusive ao meio-dia, com cópias originais do contracheque, do comprovante de residência e da certidão de nascimento da criança. A escola fica na Rua Otto Ernest Meyer, 55, Cidade Baixa.A Tio Barnabé atende 125 crianças, em seis turmas, desde o Berçário 1 até o Jardim B, em turno integral, das 7h às 19h. Cindi destaca que a inscrição não garante vaga. “Será realizado um processo de seleção, com a participação dos interessados nas vagas, para definir quem serão os contemplados”, avisa a diretora, adiantando que a renda familiar é preponderante na ordem de preenchimento de vagas. A Escola Municipal de Educação Infantil Tio Barnabé completará 22 anos de existência em 27 de março de 2009. Mais informações pelo telefone 3227 4591. Site:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PROJETOS PSICOSSOCIAIS: TEMPO LIVRE,


Grupo de Pesquisas em Psicologia Comunitária

CURSO DE EXTENSÃO:
Período: 20 a 24 de outubro
Horário: 19h30min às 22h30min
Local: UFRGS – Instituto de Psicologia
Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 202

COORDENAÇÃO, MINISTRANTES E PROFISSIONAIS CONVIDADOS
Coordenador do Curso
Jorge Castellá Sarriera
Doutor em Psicologia Social. Pós-doutor em Técnicas Estatísticas Multivariadas e em Psicologia Comunitária. Professor adjunto do Instituto de Psicologia da UFRGS e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Psicologia Comunitária nesta Universidade.
Ministrantes
Anelise Lopes Rodrigues
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade. Consultora e Pesquisadora em Psicologia Sócio-Desportiva, com atuação em diversos projetos sociais de educação através do esporte, dentre os quais: Fundação Jackie Silva – RJ; Projeto Bom de Bola, Bom na Escola – RJ; Fundação Tênis – RS.
Ângela Carina Paradiso
Psicóloga. Mestre em Psicologia. Possui experiência nas áreas de psicologia clínica, orientação profissional e de carreira. É docente em cursos extensão e especialização em orientação profissional.
Profissionais Convidados:
Nelson Schneider Todt
Doutor em Educação. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Professor da PUCRS e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos nesta Universidade. Atual Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.
Luis Carlos Enck
Diretor Técnico e Superintendente da Fundação Tênis, entidade de atuação consolidada no desenvolvimento social e psicopedagógico de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da prática do tênis. Dispõe atualmente de sete núcleos de atividades, sendo seis no estado do RS e um em SP.

PROGRAMAÇÃO
20 de outubro – Segunda-feira
Conceitos Iniciais
Tempo livre, ócio e lazer na juventude
A emergência do Terceiro Setor
Direito, Cidadania, Políticas Públicas e Responsabilidade Social
21 de outubro – Terça-feira
Esporte, Lazer e Tempo livre na juventude
Esporte e juventude: perspectiva historiográfica
Usos políticos do esporte no contexto social brasileiro
Jovens carentes, mito das classes perigosas e o salvacionismo através do esporte
Esporte e organismos internacionais: financiamento; globalização de praticas e saberes Esporte e mídia: estratégias de conscientização através do esporte (vídeos)
Apresentação de Cases
22 de outubro – Quarta-feira
Professor Convidado: Nelson Schneider Todt - “Contribuições pedagógicas do esporte: a experiência de implementação da pedagogia olímpica em projetos sociais esportivos”
Projetos Sociais: Elaboração, Execução e Gestão
23 de outubro – Quinta-feira
Avaliação e Monitoramento
Avaliação como instrumento de gestão
Monitoramento: trabalhando com indicadores sociais
Avaliação de Resultados: Métodos de Coleta de Dados, Questionários, Entrevistas e Grupos Focais
Avaliação de Resultado e de Impacto
Professor Convidado: Luis Carlos Enck – Case Fundação Tênis: “Implementação de ferramentas de gestão”
24 de outubro – Sexta-feira
Apresentação de Cases e Oficina

RELEVÂNCIA
No Brasil, em especial nas últimas décadas, evidencia-se a proliferação de inúmeros projetos sociais destinados à juventude em situação de carência e/ou vulnerabilidade social. Muitos destes projetos buscam promover práticas de esporte e lazer como forma de ocupar o tempo livre destes jovens, promover a cidadania e inclusão social. Neste curso serão discutidos diversos aspectos implicados na elaboração, execução e gestão de projetos sociais de esporte, oferecendo-se subsídios teóricos e práticos que possam constituir-se em alternativa ao enfrentamento dos inúmeros desafios que se impõe no cotidiano dos profissionais que atuam neste setor.

OBJETIVO GERAL
Fornecer subsídios teóricos e técnicos a fim de qualificar a elaboração, execução e avaliação de projetos sociais na área do tempo livre, tornando-os mais efetivos e eficazes na promoção do desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes de diferentes áreas que atuam ou pretendem atuar em projetos sociais voltados ao tempo livre tendo em vista o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

INVESTIMENTO
Estudantes: R$ 50,00
Profissionais: R$ 80,00

CARGA HORÁRIA
O curso será ministrado em cinco encontros, perfazendo um total de 15 horas aula.
Vagas Limitadas
Maiores Informações: (51) 3308 5239 gppc@ufrgs.br

CERTIFICADO
Será fornecido certificado aos participantes com índice de presença não inferior a 75%.

AVALIAÇÃO
Ao final do curso, como forma de avaliação e de aplicação dos conteúdos abordados, os participantes poderão realizar uma oficina sobre elaboração e/ou gestão de projetos sociais .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar e discutir os conceitos de tempo livre, ócio, lazer, esporte;
Discutir ações voltadas ao desenvolvimento psicossocial dos jovens a partir do uso adequado do tempo livre;
Abordar o esporte a partir de uma perspectiva historiográfica, propiciando uma compreensão contextual de sua utilização no âmbito dos projetos sociais;
Apresentar as etapas de elaboração, execução e avaliação de projetos sociais e discutir sua importância em prol do aprimoramento e da qualificação da intervenção;
Discutir cases e pesquisas de avaliação de impacto e resultados de projetos sociais destinados à juventude.