sábado, 9 de agosto de 2008

Espaço Lavradio
Saúde - Arte - Educação


convida

...Espaço de Pensar:
aproximando professores e terapeutas


O Espaço Lavradio é um centro que busca congregar diversos profissionais ligados às áreas da saúde, arte e educação. Buscando aproximar a comunidade que atua nessas aéreas, estamos promovendo até o final desse ano um ciclo de palestras direcionados, principalmente, a professores e estudantes ligados a área escolar.

Sempre na última segunda-feira de cada mês, os encontros contarão com a presença de profissionais das áreas da saúde e/ou educação.

Contamos com sua presença para enriquecer ainda mais os encontros!

PROGRAMA DO DIA 25/08:

Temática:
'Construindo vínculos e compreendendo as resistências'

Palestrantes:
Morgana Martins Grudzinski
Psicopedagoga especialista em Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat, atua nas áreas de Psicopedagogia Clínica e Inicial, Professora de Educação Infantil, associada da ABPp-RS.

Luís Henrique Rolim
Mestre em Ciências do Movimento Humano e Especialista em Psicomotricidade; possui experiência como professor de Educação Física em Escolas de Educação Infantil, atua como psicomotricista no Espaço Lavradio e em cursos de pós-graduação em psicomotricidade.

Relembrando:
O que: Ciclo de palestras
Quando: 25/08 (segunda-feira)Horário: 19 às 21h e 30min
Local: Espaço Lavradio (Rua Lavradio, 64)Investimento: R$ 10,00

Confirme logo sua presença por e-mail espacolavradio@gmail.com ou pelo telefone 3208.1328. As vagas são limitadas!

Espaço Lavradio
Rua Lavradio, 64. Petrópolis
(em frente ao parque Ararigbóia, próx. Col. Sta Inês)

Maiores informações pelos fones: 3208 1328 e 9331 3453
Dia 21 de agosto a Comissão de Saúde e Meio Ambiente - COSMAM da Assembléia Legislativa discutirá a Portaria 1065/2005 do Ministério da Saúde.
Esta portaria cria os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família, com a finalidade de ampliar a integralidade e a resolubilidade da Atenção à Saúde, coloca nas comunidades Equipes Multidisciplinares composta por fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos enfim ...profissionais interagindo com a prevenção de eventuais patologias, disponibilizando informações e, orientações nas comunidades.
Conforme o disposto na portaria os custos são responsabilidade do Governo Federal.
Estou convidando-os a participarem desta Audiência Pública. Se tiverem condições a repercurtam com seus contatos. Nossa mobilização é fundamental para sensibilizarmos os politícos.
Portaria ...

R E S O L V E:
Art. 1º Criar os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família com a finalidade de ampliar a integralidade e a resolubilidade da atenção à saúde.

Art. 2º Determinar que os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família sejam constituídos por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, compondo com os profissionais da Saúde da Família uma equipe que atue em um território definido, compartilhando a construção de práticas em saúde frente aos problemas identificados.

Parágrafo único. Esse compartilhamento produz-se na forma de co-responsabilização e ampliação da resolubilidade da atenção, efetivada por meio de ações conjuntas como: troca de experiência e saberes, discussão de casos, intervenção junto à comunidade, às famílias e aos indivíduos, realização de atividades intersetoriais, entre outros.

Art. 3º Definir que os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família sejam constituídos por quatro modalidades de ação em saúde:

I - alimentação/nutrição e atividade física;
II - atividade física;
III - Saúde Mental; e
IV - Reabilitação.

Art. 4º Estabelecer que o município pode implantar o Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família com todas as quatro modalidades ou optar pela implantação de cada modalidade separadamente, a partir das necessidades locais de saúde e da disponibilidade de recursos.

Art. 5º Determinar que para a implantação do Núcleo com todas as modalidades o município deva assegurar, para fins de financiamento, a presença de psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação física e instrutor de práticas corporais.

Art. 6º Definir que a implantação de modalidades em separado deve assegurar, para fins de financiamento, a presença mínima de dois profissionais por modalidade, exceto na modalidade Alimentação/Nutrição e Atividade Física, que deve ter, no mínimo, três profissionais.

Art. 7º Definir que a composição das diversas modalidades deve respeitar as definições a seguir:
I. Alimentação/Nutrição e Atividade Física – nutricionista, profissional de educação física e instrutor de práticas corporais;

II - Atividade Física - profissional de educação física e instrutor de práticas corporais;

III - Saúde Mental - psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional e assistente social, sendo obrigatória a presença do psicólogo ou de psiquiatra e de pelo menos mais um profissional entre os mencionados;

IV - Reabilitação - fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, sendo obrigatória a presença do fisioterapeuta e de pelo menos mais um profissional entre os mencionados.

Parágrafo único. Os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família devem estar articulados com os serviços de referência existentes, como, por exemplo, Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Reabilitação, Centros de Lazer e Esportes e com profissionais dos serviços especializados.

Art. 8º Determinar que o Ministério da Saúde financie a implantação dos Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família nos municípios com população igual ou superior a 40 mil habitantes.

Parágrafo único. Nos municípios situados nos estados da Amazônia Legal, o financiamento de que trata este artigo, será destinado àqueles com população igual ou superior a 30 mil habitantes.

Art. 9º Determinar que os municípios de que trata o artigo 8º desta Portaria possam implantar, para fins de financiamento, um Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família para cada 9 a 11 equipes da Saúde da Família, optando por implantar uma, duas, três ou as quatro modalidades, de acordo com suas possibilidades e necessidades.

Parágrafo único. Para os municípios da Amazônia Legal, a proporção é de um Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família para cada 7 a 9 equipes da Saúde da Família.

Art. 10. Estabelecer que os municípios que ainda não têm a Atenção Básica em Saúde organizada por meio da estratégia Saúde da Família ou que possuem menos que 9 equipes da Saúde da Família implantadas, poderão implantar as modalidades Alimentação/Nutrição e Atividade Física e/ou Atividade Física garantindo-se a proporção de um Núcleo para cada 40 mil habitantes.
Parágrafo único. Para os municípios da Amazônia Legal a proporção é de um Núcleo para cada 30 mil habitantes.

Art. 11. Estabelecer que caiba aos municípios elaborar a proposta de implantação, acompanhamento e avaliação dos Núcleos, garantindo recursos, como contrapartida financeira, para a adequação física e compra de material necessário à realização e ao desenvolvimento das atividades.

Art. 12. Estabelecer que caiba ao Ministério da Saúde, e aos Estados, por meio de suas Secretarias de Saúde, assessorar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das ações dos Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família nos municípios e contribuir para a sua implementação.

Art. 13. Definir que a operacionalização e o financiamento do Ministério da Saúde para os Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família, bem como as ações e atividades dos profissionais, serão tratados em portaria específica, a ser publicada no prazo máximo de 60 (sessenta) dias a contar da publicação desta Portaria.

Art. 14. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008


CURSO DE EXTENSÃO
AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO
FONOAUDIOLÓGICA NAS AFASIAS
Ministrante: Denise da Fontoura
• Fonoaudióloga – IPA
• Doutoranda em Ciências da Linguagem / Psicolingüística pela
Universidade Nova de Lisboa - UNL.
• Mestre em Clínica Médica e Ciências da Saúde / Neurociências - PUCRS.
• Especialista em Reabilitação Fonoaudiológica / Voz - IPA.
• Pós-Graduada em Neuropsicologia /Linguagem - PUCRS

Conteúdo Programático
• Breve revisão sobre neurobiologia da linguagem e tipos de afasia.
• Avaliação fonoaudiológica em pacientes afásicos:
– Análise das provas de linguagem e sua correlação com os tipos de afasia.
– Análise global dos principais testes de afasia.
• Plasticidade cerebral e recuperação funcional.
• O papel do hemisfério direito na recuperação da linguagem.
• Terapia de linguagem na afasia: organização do programa de terapia e técnicas utilizadas (análise de casos clínicos).

Carga horária: 21 horas
• Público alvo: Fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia a partir do 7º. Semestre.
• Data: Sábados (30/08, 06/09 e 13/09)
8:30 – 12:00 horas
13:30 – 18:00 horas
• Local: Avenida Taquara 586 sala 702 Petrópolis – Porto Alegre
• Inscrições*: R$ 200,00 (2 X R$ 100,00)
* Inscrições até 20 de agosto, por telefone.
• Telefone: (51) 92622668 (Denise da Fontoura)
• E-mail: denisedafontoura@yahoo.com
• Depósito bancário: Banco do Brasil Conta: 14815-6 Agência: 3876-8

GRUPO DE NO MÁXIMO 5 PESSOAS!!!
VAGAS LIMITADAS

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Educação especial na EJA

Encontro discute educação especial na EJA

A partir do dia 6, até o dia 29 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove encontros sobre A Educação Especial na EJA. O objetivo é promover o debate sobre a educação de jovens e adultos com necessidades especiais.
As atividades acontecem às quartas-feiras (19h às 22h), no auditório da Smed (Rua dos Andradas, 680, 6º andar), e aos sábados (8h às 12h) no auditório do Ministério Público (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80).
O evento é dirigido, preferencialmente, aos professores que começaram a trabalhar com educação de jovens e adultos nas escolas municipais a partir de 2005, e não tiveram acesso à última formação. A programação aborda o histórico da EJA, aspectos biológicos e psicológicos do adulto, processos de alfabetização e dificuldades de aprendizagem na vida adulta.
Segundo a assessora da educação especial da Smed, Salete Campos de Moraes, o objetivo do programa é melhorar a aprendizagem dos estudantes da EJA com necessidades especiais. “A baixa auto-estima pode ser um problema para a aprendizagem. Muitas vezes, basta mudar o modo de ensinar conforme a situação. Buscamos capacitar os professores para lidar com esses casos”, afirma.


Programação:

Referenciais teóricos da secretaria
Palestrantes: coordenadora-adjunta dos Agenciamentos Pedagógicos Coletivos (APCs) da Smed, Betina Schuler, e secretária-adjunta de Educação de Porto Alegre e coordenadora dos APCs, Doris Helena de Souza.
6 de agosto - Auditório da Smed – Das 19h às 22h

Histórico da EJA
Palestrantes: Coordenadora pedagógica das Totalidades Iniciais do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, Dione Detanico, e coordenadora do Território de Aprendizagem da EJA na Smed, Simone Lovatto.
12 de agosto - Auditório do Ministério Público - Das 8h às 12h

Biologia do Adulto
Palestrante: doutora em Educação e professora da Pucrs Eva Chagas
20 de agosto - Auditório do Ministério Público - Das 8h às 12h
30 de agosto - Auditório da Smed - Das 8h às 12h

Psicologia do Adulto
Palestrante: presidente do Conselho Brasileiro para Altas Habilidades/Superdotação, Suzana Peres
13 de setembro - Auditório do Ministério Público - Das 8h às 12h
17 de setembro - Auditório da Smed – Das 19h às 22h
27 de setembro - Auditório do Ministério Público - Das 8h às 12h

Os Processos de Alfabetização
Palestrante: mestre em Educação e professora da Universidade de Caxias do Sul, Sonia Matos
3 de setembro - Auditório da Smed - Das 19h às 22h

Dificuldades de Aprendizagem na Vida Adulta
Palestrante: mestre em Educação, professora da UniRitter e Feevale e assessora da Smed Valéria de Leonço
8 de outubro - Auditório da Smed - Das 19h às 22h
22 de outubro - Auditório da Smed - Das 19h às 22h
29 de outubro - Auditório da Smed - Das 19h às 22h
Fonte: site da SMED/POA

UERGS DE MONTENEGRO - AÇÃO POLÍTICA_POÉTICA

Os alunos da Graduação em Artes Visuais , Dança, Música e Teatro da Universidade de Montenegro organizaram uma AÇÃO POLÍTICO-POÉTICA, para mobilizar a comunidade gaúcha, a imprensa, as Autoridades Constituídas ( Vereadores, Deputados Estaduais,Deputados Federais ) e, acima de tudo, o Governo do Estado.
Esta AÇÃO POLÍTICO-POÉTICA foi uma vigília, por um período de24 ( vinte e quatro ) horas, defronte a Assembléia Legislativa e o PalácioPiratini, em Porto Alegreno dia 31 de Julho ( quinta-feira ) e a vigília iniciou na zero hora do dia 01 de Agosto de 2008 ( sexta-feira ).
Contatos com MIRELA RIBEIRO MEIRARua Paese, 332, Bairro UniversitárioVideira-SC- 89560000Fones: (049)35664273 (049)88052899