domingo, 31 de agosto de 2008

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Crianças portadoras de má formação lábio-palatal têm desde maio o Hospital da Criança Conceição (HCC) como nova unidade de referência. O serviço atenderá usuários com idades entre zero e oito anos em cirurgia plástica e buco-maxilo-facial, odontologia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, serviço social e ortodontia.

Para o atendimento, a família deve inscrever o paciente na Secretaria de Saúde do município onde reside, com encaminhamento feito por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretaria municipal inscreverá o usuário junto à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) que, por sua vez, irá agendar junto à unidade HCC e fornecer data e horário da primeira consulta. Há cerca de seis anos, o Rio Grande do Sul vinha contando para esse atendimento com a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) do Hospital Bruno Born, em Lajeado, referência em fissura lábio-palatal para os usuários do SUS. Antes disso, os pacientes eram encaminhados ao Hospital de Bauru, em São Paulo.

Agora, o serviço do HCC será referência para a Macrorregião Metropolitana, que compreende os municípios pertencentes às 1ª, 2ª e 18ª CRSs, e Macrorregião Sul, que engloba as 3ª e 7ª CRSs.
Os usuários do SUS que necessitarem desse procedimento poderão se informar na CRS de sua jurisdição.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) já está agendando pacientes. Embora o HCC já fosse habilitado pelo Ministério da Saúde e pelos gestores estadual e municipal, somente agora, após a realização de obras físicas no hospital e contratação de recursos humanos, é que tem início o atendimento à população referenciada.

A disponibilização desse serviço se enquadra na Regionalização da Saúde, trazendo o atendimento para mais perto da população. A cada 955 nascidos vivos no Rio Grande do Sul, um apresenta má formação lábio-palatal.

Maria Regina MoraesFone: (51) 3288-5823/5822

Nenhum comentário: