domingo, 17 de agosto de 2008

Azul - Síndrome de Down


Vídeo: Instituto MetaSocial.

Descrição Textual das Imagens para Pessoas com Deficiência Visual.

O vídeo mostra uma menina com Down e cor de pele azul, andando por locais comuns como rua, entrando num elevador e as pessoas olhando para ela com um olhar interrogativo. Durante este "passeio" ela vai mudando de cor, e o vídeo demonstra uma tentativa de adaptação, ajuste na sociedade. Até a cena chegar numa sala de aula vazia, com a menina sentada e alternando as cores. Neste momento a sala de aula vai se enchendo de diferentes alunos e ela chega a uma cor de pele clara. A cena muda para ela e uma amiga sem Down, andando e conversando na rua e o vídeo finalizando, pontuando que estamos avançando e que sua aceitação é uma questão de tempo.


Descrição Textual do Som para Pessoas com Deficiência Auditiva.
(Monólogo em Off)

"No começo eu era azul, uma cor legal, positiva. Mas, todo mundo achava estranho. Aí eu resolvi mudar. Fui direto pro vermelho, tipo... queimadona de sol. Mas todos continuavam me olhando diferente. Tentei algumas variações, até chegar a essa cor básica. E agora, ninguém me acha assim tão diferente... Quer dizer, tem gente que ainda acha,
mas é só uma questão de tempo!"

Nenhum comentário: