terça-feira, 24 de junho de 2008

19/06/2008 - Jornal do Comércio Opinião 04 De Porto Alegre para os porto-alegrenses
Desde a sua criação, a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) assume compromisso com Porto Alegre e especificamente com as pessoas com deficiência da Capital. Foi assim ainda em 2005, quando depois de três meses de funcionamento, seguindo diretriz nacional, realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Naquele evento, as discussões não tangeram o extremismo do certo ou errado, do a favor ou contra, mas orientaram, sim, a discussão pela cooperação, sugerindo ações a serem aplicadas localmente e outras resoluções a serem levadas para discussão ou intervenção estadual e nacional. Aquela pauta, discutida e encaminhada na 1ª Conferência, norteou as ações da Seacis, que objetivou ter o apoio da sociedade civil, das outras secretarias municipais, das pessoas e dos empreendedores, sem perder o objetivo de pensar pelo e para o coletivo.
Realiza-se, no Centro de Eventos da Cultura Gaúcha, no Parque Harmonia, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Vamos aprofundar temas referentes à inclusão social e à acessibilidade em nossa cidade, como o diagnóstico que está sendo construído em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC, que culminará no Plano Diretor de Acessibilidade.
Na programação, destaque para a adesão de Porto Alegre ao Compromisso Nacional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, que será formalizada pelo prefeito José Fogaça. Por esse termo, a Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, órgão da Presidência da República, e a Prefeitura de Porto Alegre iniciam ações conjuntas para inclusão de pessoas com deficiência.
Nesses quase três anos de atuação, a Seacis enumera ações nas áreas de acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência, primando pela organização e disseminação dos conceitos inerentes a estas pessoas, para formar uma nova cultura na cidade. Ao mesmo tempo em que atendeu a 378 intervenções e a pedidos de providência, a Seacis contribui permanentemente para a qualificação de deficientes visuais em informática, qualifica servidores municipais, apóia eventos da sociedade civil e mantém os olhos no futuro, tendo em vista que Inclusão, Acessibilidade e Cooperação:
A cidade conquista e avança, tema da nossa conferência, é também objetivo e fim de nossa atuação cotidiana.
Tarcízio Teixeira Cardoso - Secretário de Acessibilidade e Inclusão Social Patrícia Coelho de Souza - MTb 5691/RSAssessoria de ImprensaSecretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (51) 3289-1282
Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário: